segunda-feira, 20 de março de 2017

Os males da obesidade

Uma coisa nós já sabemos: a obesidade é um GRANDE problema de saúde pública em todo o mundo. Mas o que não é claro para todos é que obesidade é uma doença (e não falta de força de vontade) e que aumenta o risco para o desenvolvimento de diversas outras doenças, como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e câncer.

Um estudo publicado recentemente (2017) no British Medical Journal mostrou que a obesidade está associada à 11 diferentes tipos de câncer (adenocarcinoma esofágico, mieloma múltiplo e câncer de cardia gástrica, cólon, reto, sistema biliar, pâncreas, mama, endométrio, ovário e rim).

O aumento do IMC (índice de massa corporal) foi associado a um maior risco de desenvolver denocarcinoma esofágico; câncer de cólon e reto em homens; sistema do trato biliar e câncer de pâncreas; câncer do endométrio em mulheres pré-menopáusicas; câncer de rins e mieloma múltiplo.

O ganho de peso foi associado também com maiores riscos de câncer de mama pós-menopausa em mulheres que não fizeram terapia de reposição hormonal e a razão circunferência da cintura e quadril foi associada a maior risco de desenvolver câncer de endométrio. O risco de câncer de mama pós-menopausa entre as mulheres que nunca usaram terapia de reposição hormonal aumentou em 11% para cada 5 kg de ganho de peso na idade adulta, além do risco de câncer de endométrio aumentar em 21%.

Os autores ainda acrescentaram: “A obesidade está se tornando um dos maiores problemas da saúde pública. As evidências sobre a força dos riscos associados podem permitir uma seleção mais fina das pessoas com maior risco de câncer, que poderiam ser alvo de estratégias de prevenção personalizadas”.

Diversas estratégias devem ser utilizadas no combate à obesidade. Um acompanhamento multiprofissional pode trazer resultados satisfatórios. E não se esqueça: informação é de extrema importância quando falamos da nossa saúde.

Se tiver dúvidas sobre o tratamento e/ou prevenção, procure seu nutricionista.

Referência:
Kyrgiou M, Kalliala I, Markozannes G, Gunter MJ, Paraskevaidis E, Gabra H, et al. Adiposity and cancer at major anatomical sites: umbrella review of the literature. BMJ. 2017; 356:j477.

Nenhum comentário:

Postar um comentário