segunda-feira, 13 de março de 2017

A neurose da lactose


As prateleiras de supermercados e lojas estão lotadas de produtos restritos em lactose e essa tem sido uma prática cada vez mais comum.

A história de que a retirada da lactose da dieta pode ser um dos caminhos para redução do peso corporal não é sustentada por evidências científicas. Diversos profissionais da Nutrição prescrevem a exclusão da lactose com uma forma eficiente no emagrecimento. É necessário ter cuidado ao implementar práticas sem respaldo científico. Desta forma, a Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN) publicou no último mês um posicionamento sobre intolerância à lactose e consumo de leite e produtos lácteos. 

A SBAN ressalta a importância do leite e dos produtos derivados na alimentação humana. Lembrando o leite de vaca é fonte de carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, minerais, além de imunoglobulinas, citocinas e enzimas. Vale ressaltar que as proteínas do leite são de alto valor biológico (ler post sobre “Arroz e Feijão: mais uma dupla de estrondoso sucesso”).

“Declaração de Posicionamento da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição sobre a Intolerância à Lactose e Consumo de Leite e Produtos Lácteos: 1. os indivíduos devem ser diagnosticados com intolerância à lactose e de acordo com a sintomatologia, o consumo de leite e produtos lácteos deve ser reduzido e não excluído, principalmente para adolescentes e adultos jovens; 2. não há evidência científica suficiente para que indivíduos saudáveis retirem a lactose da dieta. Este Posicionamento está baseado em análise crítica da literatura que registra: a) a alta densidade nutricional do leite e produtos lácteos; b) a alta recomendação de ingestão diária de cálcio para a aquisição e manutenção da massa óssea; c) a alta biodisponibilidade de cálcio a partir de leite e produtos lácteos; 4. os riscos à saúde a partir do consumo de suplementos de cálcio.” 

A prática e prescrição de procedimentos, não comprovados cientificamente, podem comprometer a sua saúde. Fique ligado em profissionais que não se guiam por “modismos”. Seu corpo pode sofrer sérias consequências. 

Para ler todo o conteúdo acesse a declaração da SBAN.

4 comentários:

  1. Em video no YouTube, Dr Lair Ribeiro é contra a ingestão do leite pelos adultos, citando que Estée este alimento, no lugar de prevenir a osteoporose, pode sim acelerar o processo de descalcificação dos ossos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Silva Lemes! Gostaria de agradecer sua participação aqui no blog. Espero encontrá-lo aqui mais vezes para conversarmos sobre alimentação. Quanto à sua colocação, gostaria de esclarecer algumas questões: 1) Dr. Lair Ribeiro é médico e não nutricionista, portanto não tem propriedade para discutir funções dos alimentos. Para isso temos a ciência da Nutrição que busca incessantemente respostas para as dúvidas que surgem diariamente acerca dos alimentos e suas funções no organismo; 2) Quanto ao consumo de leite e derivados, diretrizes, consensos e diversos artigos científicos mostram os efeitos benéficos deste grupo de alimentos. O cálcio, por exemplo atua na calcificação óssea (principalmente na adolescência), formação dos dentes, coagulação sanguínea, contração muscular. A proteína do leite é de alto valor biológico, ou seja, contém todos os aminoácidos que precisamos. Além disso, o ácido linoleico (ômega-6) presente no leite, pode atuar na inibição do câncer e de aterosclerose, e na melhoria das funções imunológicas. Além de diversos outros benefícios. Em resumo, nosso corpo precisa do leite e derivados, desde que consumido em equilíbrio. Espero que tenha ajudado. Forte abraço

      Excluir
  2. Brunna,
    Minha esposa e uma filha têm essa maldita intolerância à lactose cujos efeitos da ingestão de leite sempre davam efeitos colaterais indesejáveis. Depois da restrição certos sintomas desapareceram.

    ResponderExcluir
  3. Sim sim. É permitido e recomendado o consumo do leite e derivados, salvo em casos de intolerância à lactose. Que é quando a pessoa não tem a enzima lactase para quebrar a lactose. A doença desencadeia uma série de sinais como diarreia, inchaço e dores abdominais, náuseas e até vômitos. Nestes casos, sim! Nós recomendamos a restrição ao leite e produtos lácteos.

    ResponderExcluir