segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Férias Calóricas


É o que parece estar acontecendo com crianças americanas.

Há tempos o assunto sobre alimentação infantil e o impacto do estilo de vida na idade adulta e no desenvolvimento de doenças associadas é discutido entre os profissionais da área. Diversos projetos já foram e ainda são desenvolvidos com crianças com o objetivo de melhorar a qualidade da alimentação.

Recentemente pesquisadores americanos publicaram um estudo que avaliou crianças do jardim de infância até o 2º ano fundamental que levou 3 anos. O peso e a altura dessas crianças foram a avaliados no outono e primavera durante este período.

Os resultados mostraram que desde o início do período até o final, houve um aumento da prevalência de obesidade de 8,9% para 11,5%. Mas, mais interessante foi observar que essas taxas aumentaram apenas entre o final de um período letivo e o começo de outro, ou seja, durante as férias escolares. A prevalência de sobrepeso também apresentou um aumento de 23,3% para 28,7%.

Durante o período letivo, as crianças chegaram apresentar uma leve redução na taxa de obesidade, o que pode justificar a importância das políticas escolares que visam melhorar a qualidade da alimentação dessas crianças e o aumento de atividade física.

Escolas brasileiras também adotam medidas preventivas, como proibição da venda de lanches calóricos, ricos em gorduras e açúcares nas dependências da escola, bem como oferta de pratos mais saudáveis e educação alimentar e nutricional com os alunos.

No entanto, a educação alimentar e nutricional apenas na escola não parece ser suficiente para manter o hábito alimentar saudável da criança. É necessário que pais e responsáveis estejam dispostos a mudar a alimentação dentro de casa, assim como oferecer lanches mais saudáveis aos filhos, adotar horários fixos para as refeições, procurar realizar as refeições junto com toda a família.

A mudança de hábito, a opção por uma alimentação mais saudável é possível durante as férias. Incentive seu filho a comer salada e uma fruta pelo menos uma vez ao dia. Assim, é possível evoluir e aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais. Limite alguns dias como sábado e domingo para comer sobremesas doces, cachorro quente ou outras guloseimas. Incentive a prática de atividade física. Saiba qual o esporte preferido do seu filho e ajude-o a começar.

Medidas como essas podem reduzir o risco de ganho de peso durante as férias e, consequentemente o aparecimento de doenças em longo prazo.

Referência:
von Hippel PT, Workman J. From Kindergarten Through Second Grade, U.S. Children's Obesity Prevalence Grows Only During Summer Vacations. Obesity (Silver Spring). 2016; 24(11):2296-2300.

Nenhum comentário:

Postar um comentário