segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Como o açaí pode contribuir para sua saúde?

Neste verão de quase 40°C, o açaí é uma das opções mais queridas para se refrescar.  Não é pra menos, o Brasil é o maior produtor, consumidor e exportador do produto.  Mas conhecemos o açaí tão bem assim?

O suco de açaí é a bebida símbolo do estado do Pará. Nas regiões onde é produzida a fruta, a polpa é consumida em temperatura ambiente e quando enviadas aos comerciantes a longas distâncias, a polpa é congelada. Esta técnica de congelamento resulta em uma perda de vitaminas e alteração da cor.

Esta fruta saborosa, de cor roxa, é rica em vitamina E e antioxidantes, como a antocianina (presente em alimentos de cor arroxeada). Além de conter potássio, cálcio, fósforo, magnésio e zinco.

Diversos estudos mostram que a ação antioxidante deste fruto apresenta efeitos benéficos à saúde, prevenindo o desenvolvimento de doenças crônicas, como: doenças neurodegenerativas, câncer e doenças cardiovasculares, através da redução de radicais livres. Pesquisas recentes apontam que o açaí auxilia no desempenho desportivo ao combater a fadiga e exaustão durante os treinos e provas.

No entanto, o açaí comercializado é, comumente, oferecido acrescido de frutas, leite condensado, leite em pó, chocolate e outros. O que afeta seus efeitos após o consumo. O ideal é ingerir o produto mais puro possível. Misturas podem comprometer a qualidade da fruta. É importante lembrar que os estudos apontam efeitos benéficos em um contexto nutricional adequado. Portanto, consumir o açaí com diversos acompanhamentos pode apenas estar aumentando seu consumo energético, ao invés de aumentar a qualidade da sua alimentação. Dê preferência para a polpa pura ou com outras frutas, como morango e banana.


Referências: Portinho J.A.; Zimmermann L.M.; BruckM.R. Efeitos Benéficos do Açaí. International Journal of Nutrology, v.5, n.1, p. 15-20, jan./abr. 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário