segunda-feira, 17 de abril de 2017

A dupla mais famosa de Goiás: Pequi e Guariroba


Quando se fala em comida goiana logo me vem à cabeça: pequi. Mas a culinária goiana vai muito além disso e das músicas sertanejas que embalam as festas, comemorações e festivais de gastronomia na região.

O estado foi explorado pelo couro e índios que eram usados como escravos. Houve também a migração de pecuaristas da Bahia e do Maranhão no início do século. Hoje imigrantes de todas as regiões habitam esse estado que absorveu diversas culturas.

A agricultura de Goiás, de caráter extensivo, produz milho, feijão, algodão, mandioca e cana-de-açúcar, sendo o arroz o principal produto. Existe um setor moderno voltado para a cultura de soja que vem expandindo rapidamente no sudoeste do estado. A pecuária também ocupa um lugar relevante na economia do estado, que tem um dos maiores rebanhos bovinos do país.

A influência indígena deixou como herança o gosto pelo peixe do rio, o pequi e a guariroba. O leitão assado, o tutu com linguiça, o torresmo e a couve entraram pela fronteira com Minas Gerais. Os temperos são suaves, preferindo-se a pimenta-bode, salsinha, cebolinha e coentro. A pamonha salgada ou doce e o empadão goiano são preparações de todos os dias. Além dessas, são típicas: arroz com pequi, biscoito de polvilho, peixe na telha, galinhada goiana e mocotó à goiana.

O pequi é um fruto muito produzido na região, tem o tamanho de uma laranja, de cor verde-amarelada. A polpa de coloração amarela intensa. Suas sementes são ricas em óleo e vitamina A.
A guariroba, também conhecida como gueiroba, palmito-amargoso, catolé, coco-babão, paty-amargoso, é um palmito amargo, muito consumido na culinária local.

Quem sabe não é hora de experimentar uma dessas preparações saborosas de Goiás?!

Preparações típicas: 
  • Arroz com guariroba
  • Arroz com pequi
  • Pamonha salgada
  • Jiló refogado
  • Quiabo refogado
  • Biscoito de polvilho
  • Quitandinha (bolinhos de polvilho e queijo parmesão)
  • Manjar branco com calda de ameixa


Nenhum comentário:

Postar um comentário