segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Mas é tão bom comer porcaria...


Você que não perde a oportunidade de ir a uma rede fast food sempre que vai ao shopping, parece que temos mais um motivo para não comer lá novamente. 

Além de já termos discutidos várias vezes sobre o consumo exagerado e frequente de fast food e sua relação com o desenvolvimento de diversas doenças, agora, estudos vêm apontando que as embalagens podem estar contaminando o produto.

Foi o que pesquisadores norte-americanos mostraram em um artigo publicado na revista científica Environmental Science and Technology Letters. 

Os produtos vendidos na rede de fast food vêm embrulhados em papéis ou caixas à prova de gordura que contêm substâncias conhecidas como per- e polifluoroalquilo (PFAS). Essas substâncias são produtos químicos antiaderentes que podem contaminar os alimentos.

Foram avaliadas mais de 400 amostras de 27 redes de fast food nos Estados Unidos. Seis delas continham um tipo de PFAS que traz riscos à saúde. Quase metade dos embrulhos de papel e 20% das embalagens de papel cartão continham flúor (marcador de produtos químicos altamente fluorados usados em tapetes, utensílios de cozinha).

Embora, ainda não tenhamos estudos mostrando que essas substâncias em embalagens tenha impacto na saúde humana, os autores do trabalho alertaram que a exposição à PFAS está associada com desordens da glândula tireóide, câncer e diminuição da fertilidade.

A boa notícia é que existem outras substâncias não fluoradas que podem substituir as PFAS em embalagens de alimentos.

REFERÊNCIA:
Schaider LA, Balan AS, Blum A, Andrews DQ, Strynar MJ, Dickinson ME, et al. Fluorinated Compounds in U.S. Fast Food Packaging. Environ. Sci. Technol. 2017 

Nenhum comentário:

Postar um comentário