segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Comida que mexe com meus sentimentos

A depressão é um problema de saúde mental que envolve o corpo, o humor e os pensamentos. Pode afetar alimentação, sono, como a pessoa se sente em relação a si própria e como se pensa sobre as coisas. É importante lembrar que a depressão NÃO é uma tristeza passageira. Pessoas com uma doença depressiva não podem simplesmente “se acalmar” e melhorar. Existem tratamentos que podem durar semanas, meses ou anos. Um tratamento adequado auxilia pessoas com essa doença.

É importante lembrar que a doença pode afetar desde crianças até idosos, sendo este último grupo muito atingido, principalmente quando internados em hospitais ou outras instituições. 

Pesquisas epidemiológicas observaram a relação entre menor consumo de frutos do mar e taxas aumentadas de depressão em todo o mundo. Desde então, estudos são realizados utilizando suplementos de ω-3 EPA e DHA. Os resultados variam, mas quase sempre positivos. 

Um estudo muito recente, de 2017, conduzido por pesquisadores australianos, demonstrou que a intervenção na alimentação é um método eficaz para o tratamento da depressão clínica. Durante o estudo os pacientes foram instruídos a consumir mais de 12 grupos de alimentos, que incluíam grãos integrais, frutas, legumes, vegetais, nozes, frutos do mar, frango e carnes magras; e reduzir ingestão de açúcar, amidos refinados e alimentos ultraprocessados.

Foi possível observar uma diferença estatisticamente significante no grupo de indivíduos que  modificou seu hábito alimentar através da Dieta Modificada Mediterrânea (ou Dieta Modi-Medi), como chamaram os pesquisadores.

Esta dieta foi formulada de acordo com as recomendações do governo australiano e do governo grego, e dados de estudos anteriores que determinaram quais os fatores dietéticos desempenharam o maior papel na luta contra a depressão.

A ciência encontra na intervenção nutricional cada vez mais eficácia para tratar a depressão.

REFERÊNCIAS:
Jacka FN, O’Neil A, Opie R, et al. A randomised controlled trial of dietary improvement for adults with major depression (the “SMILES” trial). BMC Medicine. 2017; 15:23.
MAHAM, L. K.; ESCOTT-STUMP, S. Krause: Alimentos, nutrição e dietoterapia. 13ª edição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. 1227 p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário