segunda-feira, 16 de maio de 2016

O Café e a Saúde Humana

O café é uma bebida muito consumida em todo o mundo. É produzido a partir dos grãos torrados do fruto do cafeeiro. Teve origem na África, mas passou a ser muito consumido na Arábia. A bebida é preparada por infusão de água quente com café torrado e moído. O Brasil está entre os maiores produtores de café do mundo.


Além de conter em sua composição proteínas, carboidrato, magnésio, fósforo, cobre e zinco, a bebida conta com compostos bioativos com efeito antioxidante. Mas o que é efeito antioxidante? Leia o post “Retardando o envelhecimento”.

O café é uma importante fonte de compostos fenólicos não flavonóides que apresentam maior capacidade protetora antioxidante. 

Estes compostos antioxidantes atuam como fator protetor contra doenças degenerativas, cardiovasculares, tais como diabetes tipo 2, hipertensão arterial; além de prevenir alguns tipos de câncer.

Pesquisadores associam também o consumo do café com a melhora de dores de cabeça, menor risco de desenvolver doença de Parkinson e de Alzheimer. No entanto, outros estudos apontam efeitos negativos, como o aparecimento de doenças cardiovasculares.

Estudos sugerem que a ingestão de três xícaras por dia da bebida é suficiente para que se obtenha ação dos compostos fenólicos e, consequentemente, efeito protetor contra alguns tipos de doenças.
CUIDADO: aquele cafezinho depois do almoço pode não ser uma “boa pedida”, pois contém substâncias que dificultam ou reduzem a absorção de nutrientes que acabamos de ingerir na refeição. Opte por consumi-lo nos lanches.

Pra esse friozinho, vai uma receita saborosa com café:

COBERTURA CREMOSA DE CHOCOLATE E CAFÉ
Ingredientes:
200 g de margarina
5 colheres de chocolate em pó
6 colheres de açúcar
1 xícara de café bem forte
2 xícaras de creme de leite
4 gemas
Modo de preparo:
Bata o chocolate, o creme de leite, o café e as gemas e leve ao fogo brando em banho-maria até engrossar. Deixe esfriar, bata a margarina com o açúcar, misture firme e bata bem.

Conteúdo nutricional em 100g de café em pó torrado.
Nutriente
Quantidade
Proteína (g)
15
Carboidrato (g)
66
Lipídio (g)
12
Cálcio (mg)
107
Magnésio (mg)
165
Fósforo (mg)
169
Ferro (mg)
8,1
Sódio (mg)
1
Potássio (mg)
1609
Cobre (mg)
1,3
Zinco (mg)
0,5

Fonte: Núcleo de Estudos e Pesquisa em Alimentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário