segunda-feira, 23 de maio de 2016

Glúten: este terrível vilão?

Muito tem se falado no glúten. Esse nutriente nunca foi tão famoso... Mas afinal, o que é glúten? Por que eu deveria tirá-lo da minha alimentação? Eu deveria tirá-lo da minha alimentação?


O glúten é a combinação de dois grupos de proteínas: gliadina + glutenina, encontradas em grãos de trigo, cevada e centeio. Ou seja, podemos encontrá-lo em pães, massas, bolos e bolachas. Entre as funções do glúten nesses alimentos estão: dar mais elasticidade à massa e ajudar no crescimento de pães e bolos.

“Mas que mal o glúten pode me fazer? Ele parece tão inofensivo...”

O glúten deve ser evitado por pessoas que tem Doença Celíaca, pois nestes indivíduos o consumo da proteína pode levar a uma resposta inflamatória causando danos à parede do intestino e, consequentemente, comprometer digestão e absorção de nutrientes consumidos na dieta.

Nos últimos anos, o glúten tem se tornado o vilão das dietas. Procura-se em rótulos a informação: “NÃO CONTÉM GLÚTEN”. Essa proteína tem sido protagonista de matérias na internet e entre profissionais, nas quais atribuem ao glúten reações variadas, como inchaço, ganho de peso, inflamação e até mesmo o desenvolvimento do mal de Alzheimer.

Em pessoas normais, ou seja, que não têm a doença celíaca, não há estudos publicados comprovando estas ações no organismo. Em outras palavras: se não tenho doença celíaca não há necessidade de excluir o glúten da minha alimentação.

Cortar o glúten da dieta, não trará benefícios. Pelo contrário, deve-se ter cuidado, pois os produtos que não contém o glúten podem trazer em sua composição farinha de arroz ou batata que tem um maior índice glicêmico e pode favorecer o ganho de peso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário