segunda-feira, 25 de abril de 2016

Alimentação no Inverno

Parece que o frio está chegando...


Embora estejamos no outono, a queda da temperatura nos convida para uma feijoada, um suculento caldo, sopas, chocolates e até mesmo consumo de bebidas alcoólicas que acabam elevando o valor calórico da nossa alimentação nesta época do ano.

Mas por que isso acontece? Nosso metabolismo fica mais acelerado em temperaturas reduzidas para manter o calor do corpo, portanto precisamos de mais energia. O que explica nossa fome no inverno. Adicionalmente, essa estação mais fria traz um maior apreço por preparações com maior densidade calórica, como chocolate quente, cremes, sopas, tortas, bebidas alcoólicas, entre tantas outras.
A fim de evitar essas armadilhas do frio, devemos fracionar nossas refeições, ou seja, realizar lanches intermediários para não exceder nos pratos quentes. Outra opção mais saudável é a utilização de sopas e caldos de legumes (inhame, cenoura, beterraba, abóbora) e frutas que reduzem a fome a aquecem o corpo.
Além destas preferências, esta estação fria traz consigo resfriados, gripes que podem ser evitados com aumento do consumo de probióticos (lactobacilos vivos) presente em leites fermentados, além de frutas fontes de vitamina C, como laranja, acerola, limão e abacaxi. Vale ressaltar o consumo de líquidos neste período. Embora, não sintamos sede, o consumo de água é fundamental, inclusive para evitar doenças pulmonares, frequentes no inverno.



Canjiquinha com costelinha de porco: um dos pratos de inverno do Degraus

DICAS PARA APROVEITAR O INVERNO DE FORMA SAUDÀVEL:

- Cuidado com sopas calóricas que levam creme de leite em sua composição;
- Dê preferência à sopas e caldos de legumes. Utiliza também folhas (espinafre, couve, agrião) na preparação;
- Chás de frutas e folhas são ótimas opções para os dias frios;
- Não se esqueça ou desanime dos exercícios físicos no inverno.

APROVEITE ESTA ESTAÇÃO TÃO CHARMOSA COM SAÚDE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário