Saborosa e rica em variedades, não deixando nada a desejar, a culinária gaúcha atrai amantes de todo o país.
A imigração de diversas origens tomou o estado do Rio Grande do Sul e isso foi ótimo para a culinária local. Quando a região é de colonização alemã, é comum o chamado Café Colonial, quase uma refeição, servido nas tardes de domingo. A refeição é composta por uma mesa farta de café, leites, bolos, tortas, biscoitos, pães de diversos tipos, manteiga, nata, patês, geleias, mel, salames, queijos, presuntos, linguiça frita, carne assada, entre outros pratos.
A influência alemã está presente no cultivo da batata, do centeio, no consumo de carnes defumadas, linguiça e laticínios, e nas sobremesas: torta de amêndoa, cucas de mel e frutas.
Em regiões que foram colonizadas por italianos não falta galeto, polenta, vinho e pão servido em churrascarias. Cidades como Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Garibaldi são exemplos desta culinária influenciada pelos italianos.
Pelotas chama atenção pela arte doceira, trazida de Portugal.
O chá mais conhecido e consumido no estado, chimarrão, tornou-se indispensável pelos gaúchos. Para o preparo são necessários: chaleira para esquentar a água, a cuia e a bomba. É uma bebida simples, de sabor amargo, mas de grande significado cultural.
O churrasco é o principal traço da região Sul, não deixando de lado o arroz carreteiro também bastante consumido. O gaúcho encontrou no churrasco uma forma de alimentação integrada ao meio ambiente, pois havia carne em abundância. Era utilizado sal grosso como tempero, por não mascarar o gosto original da carne que deve ser assada no calor da brasa.
Existem basicamente duas formas de assar carne no Rio Grande do Sul: no espeto, fincado de pé na terra ou apoiado horizontalmente em duas forquilhas, que é o churrasco propriamente dito; e na grelha, procedimento que os gaúchos preferem chamar de assado.
O arroz carreteiro é uma opção muito comum na região. É hábito o arroz preparado com couve ou repolho, arroz com galinha e com dobradinha.
Preparações típicas da culinária gaúcha:
- Chimarrão
- Arroz com galinha
- Arroz de carreteiro (arroz com charque)
- Espinhaço de ovelha com arroz (costela de ovelha com arroz)
- Matambre recheado (carne que fica entre as costelas e o couro recheada)
- Mondongo (dobradinha)
- Picanha no forno
- Churrasco
- Pão serrano de milho
- Arroz com couve
- Polenta
- Purê de aipim
- Feijão campeiro (feijão preto com carnes)
- Quibebe
- Vinho
- Cerveja
- Ambrosia
- Arroz de leite
- Pessegada
- Uvada
- Sagu com vinho tinto
Nenhum comentário:
Postar um comentário