Conhecida e muito apreciada, a culinária mineira atrai adeptos de várias regiões. Inclusive, Minas Gerais é chamado de “O estado mais gostoso” por amantes dos pratos típicos dessa região.
Além de Minas Gerais, a culinária mineira abrange o norte do estado de São Paulo, o Vale do Paraíba e o sudeste goiano.
Algumas pequenas cidades do interior do estado ainda preservam o uso do fogão à lenha, que vem desaparecendo com a chegada do fogão a gás, dos alimentos ultraprocessados e da nova culinária prática e rápida.
A cozinha mineira divide-se em cozinha da fazenda e cozinha do tropeiro. A primeira caracteriza-se por preparações com vegetais e frutos colhidos na hora e carne abatida. No início da mineração, tropeiros levavam suas famílias para o nordeste do estado e tinha-se como preparações frango ensopado com quiabo, couve, angu, costelinhas ensopadas com brotos nativos (orapro-nóbis). Os pratos eram sempre acompanhados de caldos, molhos e pimenta.
Já a cozinha do tropeiro apresenta outras características. Os tropeiros e seus auxiliares conduziam uma tropa. Iam e vinham, traziam e levavam cachaça, sementes, vasilhames, alimentos, tudo que fosse necessário transportar e comercializar. Os alimentos tinham que ser duráveis e secos, as carnes salgadas ou prontas. Os caldeirões de ferro eram dependurados sobre fogueiras e fazia-se a refeição.
As receitas verdadeiramente mineiras são aquelas que têm como ingredientes frutos de uma agricultura e uma pecuária familiar.
O bule de café, o queijo minas, broas, bolos e biscoitos não podem faltar na mesa do mineiro. O arroz e o feijão estão presentes diariamente à mesa. Toucinho, linguiça, carne de porco e algumas verduras também podem complementar o arroz com feijão.
O mineiro prefere carne de porco, em forma de lombos, linguiças, paios e costelas. Utiliza-se também a banha para preparar pratos. Os ovos são muito utilizados. O preparo do mocotó é muito comum, além de rabada, dobradinha e vaca atolada.
Conheça as preparações típicas de Minas e experimente algum destes pratos:
- Salada de quiabo
- Arroz com repolho e linguiça
- Feijão tropeiro
- Tutu de feijão
- Galinhada
- Frango com quiabo
- Lombo de porco assado
- Vaca atolada
- Farofa de queijo
- Couve à mineira
- Mexido
- Quibebe mineiro
- Torresmo
- Farofa de banana
- Canjiquinha
- Sopa de mandioca
- Doce de abóbora
- Doce de leite
- Goiabada
- Figada
- Pudim de queijo
- Bolo de fubá
- Sonho
- Sequilhos
- Brevidade
- Espera-marido (doce de gemas com açúcar)
- Broa de fubá
- E, por fim, o famoso Pão de queijo.