A dieta DASH, abreviação de Dietary Approaches to Stop Hypertension que significa Métodos para Combater a Hipertensão Através de Dieta, é um padrão alimentar rico em frutas, hortaliças, fibras, minerais e laticínios com baixos teores de gordura, tem importante impacto na redução da pressão arterial (PA). A adesão a esse tipo de dieta pode reduzir em 14% o desenvolvimento de hipertensão. A dieta também potencializa ainda o efeito de orientações nutricionais para emagrecimento, reduzindo o risco cardiovascular.
A lista abaixo mostra como aderir à dieta DASH:
- Escolher alimentos que possuam pouca gordura saturada, colesterol e gordura total. Por exemplo, carne magra, aves e peixes, utilizando-os em pequena quantidade.
- Comer muitas frutas e hortaliças, aproximadamente de oito a dez porções por dia (uma porção é igual a uma concha média)
- Incluir duas ou três porções de laticínios desnatados ou semidesnatados por dia
- Preferir os alimentos integrais, como pão, cereais e massas integrais ou de trigo integral.
- Comer oleaginosas (castanhas), sementes e grãos, de quatro a cinco porções por semana (uma porção é igual a 1/3 de xícara ou 40 gramas de castanhas, duas colheres de sopa ou 14 gramas de sementes, ou 1/2 xícara de feijões ou ervilhas cozidas e secas)
- Reduzir a adição de gorduras. Utilizar margarina light e óleos vegetais insaturados (como azeite, soja, milho, canola).
- Evitar a adição de sal aos alimentos. Evitar também molhos e caldos prontos, além de produtos industrializados.
Fonte: Diretrizes Brasileiras de Hipertensão VI
Esses benefícios citados dependerão da disponibilidade dos alimentos indicados, bem como da motivação das pessoas em promover alterações definitivas em sua dieta. Como a maioria das recomendações envolve modificações dietéticas, é importante o acompanhamento de um nutricionista para que o tratamento seja eficaz e tenha melhores resultados a longo prazo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário