O alimento orgânico é aquele que é produzido por sistemas que não utilizam agrotóxicos (inseticidas, herbicidas, fungicidas, nematicidas), outros insumos artificiais tóxicos (adubos químicos altamente solúveis), organismos geneticamente modificados, transgênicos ou radiações ionizantes. Mais além, o cultivo orgânico, visa também a preservação do meio ambiente, dos animais, dos homens e da saúde.
Quando consideramos um alimento ou produto orgânico?
Todo produto (in natura ou processado) que é obtido através das normas e princípios específicos da produção agropecuária ou industrial orgânica. O alimento processado pode ser considerado orgânico se, pelo menos, 95% dos ingredientes forem de origem da agricultura orgânica.
Existem associações que fazem o acompanhamento e a fiscalização da produção e são responsáveis pela certificação. Existem aproximadamente 20 certificadoras no Brasil. Entre os selos mais comuns temos o SisOrg (figura) que aparece na frente do produto.
Entre as principais razões para se consumir alimentos orgânicos, estão: SAÚDE, MEIO AMBIENTE e MELHOR SABOR. Mesmo com os baixos teores de agente químicos, pode ocorrer uma intoxicação em determinado período da vida. O que justifica a preferência pelos produtos e alimentos produzidos através da agricultura orgânica.
Aqui vão algumas dicas para você optar por frutas e hortaliças com menos agrotóxicos:
1 - O tomate cereja é uma espécie mais rústica, resistente a pragas e doenças. Você pode produzi-lo no seu próprio quintal;
2 -Conheça o risco de contaminação de cada uma das frutas.
Frutas com baixo risco de contaminação: abacate, acerola, banana, caqui, coco, jabuticaba, mexericas e tangerinas, kiwi, nêspera e outras frutas nativas (pitanga, fruta-do-conde, amora, carambola).
Frutas com médio risco de contaminação: manga, abacaxi, melancia, laranja, mamão formosa e maracujá.
Frutas com alto risco de contaminação: morango, maçã, uva, pêssego, mamão papaia, goiaba, figo, pera, melão e nectarina.
3 - Atenção no consumo da batata e da cebola, pois são plantas que recebem cerca de 30 pulverizações com agrotóxicos durante o ciclo da cultura.
4 - Prefira sempre alface orgânica, por ser produzida em grande escala, recebe um número maior de pulverizações.
Espero que com essas informações, você possa fazer escolhas mais saudáveis. E boas compras!
Mais informações em: Alimentos Orgânicos: um guia para o consumidor consciente. Instituto Agronômico do Paraná, 2007.
Nenhum comentário:
Postar um comentário